Contraturno

O Colégio Vicentino Santa Cecília oferece Contraturno do Berçário (Educação infantil) ao 5° ano (Ensino Fundamental I).

Início: 7h30min (com tolerância de chegada até 9h)
Término: 17h40min

OBJETIVO

Proporcionar aos alunos um espaço diferenciado, com a vivência de experiências pedagógicas prazerosas como brincadeiras, inglês, educação física, oficinas de leitura, música, informática, oficinas de culinária, praça e  teatro a partir do 1º Ano. Os temas solicitados no turno inverso pelos professores recebem atenção e apoio, mantendo assim, um ambiente pedagógico afetivo, estimulante e repleto de novas experiências.

brincar é aprendido pelas crianças através da interação social.

Na contemporaneidade as famílias são menores, com poucas visitas (primos, tios,...), as brincadeiras na rua são vistas como inseguras e ameaçadoras,  o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho e a maior utilização de mídias eletrônicas favoreceu o fenômeno denominado SOLIDÃO LÚDICA, caracterizado pelo uso excessivo de brinquedos eletrônicos, a diminuição da capacidade de tolerância à frustração, a falta de vivências de fantasia e a baixa autonomia.

Desta forma, podemos concluir que CRIANÇA FELIZ BRINCA COM CRIANÇA. E o brincar é uma necessidade, pois proporciona momentos de prazer, divertimento, de se gastar energia, extravasar, fantasiar, imitar e especialmente, aprender.

Nos países desenvolvidos e nos grandes centros do Brasil, o ensino no período integral já está inserido na cultura educacional como a alternativa mais viável. E na atualidade, nos municípios do interior, percebemos a busca crescente por esta possibilidade.

BENEFÍCIOS DO ENSINO INTEGRAL

- Melhora o rendimento escolar.

- Libera os pais para o trabalho.

- Supre as necessidades de prática de esportes.

- Afasta o risco social.

- Oferece orientação nutricional.

- Desenvolve a autonomia.

Irmã Raquel S. Medeiros
Responsável pelo Contraturno (manhã)