Educação Infantil

A+ A A-

Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, proporcionando condições adequadas para promover o bem-estar, o desenvolvimento físico, afetivo, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade, e ampliando suas experiências e conhecimento de mundo.

 

As Instituições Educacionais Vicentinas adotam os seguintes princípios orientadores de suas ações pedagógicas na Educação Infantil:

 

- Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;

- Princípios políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;

- Princípios estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

 

Os educandos e educandas recebidos na Educação Infantil, por conseguinte, devem sentir-se acolhidos, amparados e respeitados pela instituição e pelos/as Educadores/as Vicentinos/as, com base nos princípios da individualidade, igualdade, liberdade, diversidade e pluralidade.

 

Dadas as particularidades do desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos, a Educação Infantil cumpre as funções indispensáveis e indissociáveis de EDUCAR E CUIDAR.

 

Objetivos da Educação Infantil

  A Educação Infantil do Colégio Vicentino Santa Cecília tem como objetivos que o estudante seja capacitado para:

  • Reconhecer o ambiente escolar como local prazeroso e seguro, rico para descobertas, experiências e aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento;
  • Estabelecer vínculos afetivos, de confiança e a troca com crianças e adultos, diferentes daqueles do seu núcleo familiar a fim de ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e ampliar suas relações sociais articulando interesses e ponto de vista diferentes, compreendendo gradativamente e diversidade humana desenvolvendo atitudes de cooperação nas quais se assentam as normas sociais;
  • Descobrir e conhecer o seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites;
  • Desenvolver-se em suas potencialidades com uma imagem positiva de si mesmo atuando em diferentes situações cada vez mais com segurança e independência;
  • Explorar e descobrir o ambiente natural percebendo-se cada vez mais como sujeito integrante do meio, valorizando e contribuindo para sua conservação;
  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e gráfica) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos de avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Desenvolver a capacidade de aprender tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • Conhecer manifestações culturais desenvolvendo e demonstrando interesse por diferentes áreas do conhecimento e expressões humanas;