BerçárioEducação
ContraturnoAtividades
extracurriculares

Quem Somos

Somos uma Escola Católica e Vicentina. Isso significa dizer que o modo como assumimos a missão educativa encontra seu fundamento e inspiração no carisma religioso que nos é próprio. No centro do mesmo está o projeto do Reino de Deus, vivido e pregado por Jesus de Nazaré, e igualmente assumido por nossos Fundadores, Vicente de Paulo e Luísa de Marillac. O carisma vicentino brotou do modo como eles, em seu tempo histórico, testemunharam sua experiência de fé, particularmente pelo amor-serviço afetivo e efetivo aos mais pobres. Hoje, buscamos atualizar esse carisma, promovendo uma educação integral e de qualidade.

Proposta Pedagógica

A Pedagogia Progressista assumida pela Educação Vicentina visa a apropriação do conhecimento acumulado historicamente pela humanidade que, ao ser mediado pelo/a educador/a, promove a construção do conhecimento por meio de uma prática pedagógica competente e socialmente comprometida. A instituição educacional é vista como um local onde o conhecimento é sistematizado, socializado e mediado de forma não fragmentada, vinculado à realidade, proporcionando a ampliação das possibilidades culturais dos/as educandos/as. A ação pedagógica, por conseguinte, busca promover a prática de investigação, pesquisa, ensino e engajamento social, num processo criativo e dinâmico.

Níveis de Ensino

Os diferentes Níveis de Ensino presentes nas Instituições Educativas Vicentinas buscam promover um processo formativo integral com propostas contextualizadas para cada etapa de desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens presentes em nossas Instituições. Busca proporcionar as condições adequadas para estes possam aprimorar, qualificar e ampliar os conhecimentos e experiências vividas no contexto familiar, social, cultural.

A partir de seus contextos e sujeitos, o projeto educativo interage com o meio visando o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e espiritual dos/as educandos/as. Os referenciais teóricos e metodológicos assumidos nesse processo acompanham as reflexões contemporâneas, a legislação e diretrizes nacionais correspondentes a cada etapa.

Pastoral Escolar Vicentina

A Pastoral Escolar Vicentina (PEV) é o setor responsável pelo planejamento, articulação e dinamização da ação evangelizadora tendo como referência o carisma institucional. Tal dimensão é constitutiva do projeto educativo vicentino e tem como horizonte a proclamação do Reino de Deus, revelado por Jesus de Nazaré e intuído a partir da vida e obra dos Fundadores, Luísa de Marillac e Vicente de Paulo.

A PEV tem como missão ser um espaço de cuidado e acompanhamento, educação da fé e serviço evangélico à toda comunidade educativa, em diálogo propositivo com a realidade sociocultural e religiosa da escola. Em sintonia com o Projeto Político Pedagógico, a ação pastoral se dinamiza em nível local e provincial, tendo os/as pastoralistas e a Equipe Provincial para referenciais para o processo de reflexão, operacionalizado em torno de eixos formativos e programas de ação.

Novo Ensino Médio

Construir trilhas é aprender dos caminhos já percorridos e ousar ampliar horizontes e percursos, tendo diante dos olhos a possibilidade de compartilhar aprendizagens significativas e transformadoras. Construir trilhas é assumir-se como sujeito aprendente em todos os momentos da vida, e fazer da escola um centro de irradiação desse aprender.

Estrutura Física

Conheça a estrutura do Colégio Vicentino Santa Cecília através do link abaixo: