Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

O Colégio Vicentino Santa Cecília é um ambiente escolar onde se vive significativas experiências de vida, manifestadas   no ato de conhecer, participar, partilhar e conviver a fim de formar um ser comprometido com sua realização pessoal e daqueles que com ele convivem.

Acreditamos que a Educação tem como finalidade principal a promoção e a valorização da pessoa humana, Todos somos capazes de aprender, construir e contribuir para o aperfeiçoamento social em suas diversas instâncias, entre as quais destacamos o ambiente escolar. A atitude participar é sempre estimulada em diferentes momentos do processo ensino-aprendizagem, como forma de expressão e desenvolvimento da consciência crítica e da capacidade de discernir entre diferente opções, tendo como referenciais os princípios éticos, cristãos e vicentinos que são dinamizados através de Encontros de Formação.

O processo de ensino-aprendizagem acontece a partir da interação com o meio e com os outros, do levantamento de hipóteses, da exploração de recursos tecnológicos e científicos, da pesquisa e do desenvolvimento da capacidade criadora.

A relação dialógica é a base um bom clima organizacional e das atividades que nele se desenvolvem. É a partir da argumentação individual e coletiva que organizam-se os temas de estudo e as principais estratégias de trabalho, sempre à luz de objetivos e conceitos que determinam a estrutura de cada série.

O ensino-aprendizagem é visto como um processo dinâmico, no qual participam efetivamente educadores, alunos e comunidade, juntos buscam informações, produzem e refletem sobre temas atuais e de interesse da comunidade. Tais procedimentos resultam em projetos vivenciáveis, onde cada um pode usufruir, contribuir no processo de aprendizagem.