Sociologia - Tribos Urbanas

A+ A A-

Categorias

Aconteceu no dia 03/07, a aula de Sociologia da professora Caroline Cezar, um aprendizado em prol da diversidade.

Sob o tema “Tribos Urbanas”, alunos do Primeiro ano do Ensino Médio se caracterizaram,a fim de representar um grupo social existente no meio urbano.

As tribos urbanas, também chamadas de subsociedades (ou metropolitanas ou regionais), são constituídas de microgrupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir.

Tivemos representantes do grupo que prega a paz e o amor, dos roqueiros, dos esportistas, dos Nerds, do movimento GLBT, da geração tumblr, do pessoal que luta contra o papel social imposto aos gêneros, dos Rappers e dos Funkeiros. Aprendemos sobre o surgimento dos grupos, o contexto histórico que propiciou esse surgimento, lutas e causas defendidas, práticas, vestimenta e comportamento de forma geral. Quebramos paradigmas, estereótipos e rompemos preconceitos, escutamos a voz daqueles que por vezes são marginalizados e excluídos da sociedade de forma respeitosa dentro de uma didática descontraída e compatível com as demandas do mundo moderno em que vivemos. Nesta aula, mais aprendemos do que ensinamos.

Parabéns turma 101!

Galeria