Visita de Dom Leomar Antônio Brustolin

A+ A A-

Categorias

Na manhã do dia 01/ 07, o Colégio Vicentino Santa Cecília teve a honra de receber Dom Leomar Antônio Brustolin, bispo-auxiliar de Porto Alegre, para uma manhã de reflexões com os Professores e a Equipe Técnica. 

A reflexão seguiu dentro de quatro pontos: análise da realidade atual; a Identidade Católica dentro das escolas confessionais, a concepção de ser humano que cada educador carrega em si, pois educa-se a partir da concecpção que se tem; e os caminhos possíveis para trilhar.

No contexto histórico atual é preciso pensar em educação como o caminho mais bonito e transformador de uma sociedade que luta pelos direitos iguálitários e justos entre todos. É necessário ter a identidade de Jesus Cristo no coração e na vida como modelo e inspiração. O “ser” do professor tem um papel fundamental na vida do educando, pois seu dinamismo de vida é impulso de motivação.O jeito de olhar e ser do educador chega muitas vezes, antes do conteúdo ensinado ao aluno. é importante trabalhar pela valorização da pessoa enquanto ser humano em todas as suas dimensões.

Um dos grandes desafios da educação nos dias de hoje são as relações socio-afetivas que precisam ser questionadas e refletidas em sala de aula oportunizando reflexão e revisão de conceitos e escolhas dos estudantes diante da própria vida.

Dom leomar questionou:

"Professor, qual é o conceito de PESSOA que temos hoje?"

E assim fez memória do que disse a filósofa e pedagoga Edith Stein no século XX: "Todo ser humano é tricotômico: corpo, mente e espírito. É preciso cuidar do físico, do psíquico e do espiritual para ter uma harmonia, ou seja, equilíbrio de vida.

Preparar uma geração nova lançando sementes a cada dia é o sonho de cada Educador que acredita na EDUCAÇÃO!

 

 

Galeria