Proposta Pedagógica

A alteração de Paradigma que estamos vivendo desafia-nos a pensar uma educação aberta para três dimensões, estabelecendo interlocução com a realidade intra e extraescolar. Tratam-se de conceitos que norteiam a construção e a proposição dos processos de aprendizagem em nossa instituição educativa.

1. PENSAMENTO SISTÊMICO: Leva em conta o modo em que acontecem as relações ou conexões entre os elementos e as relações entre as relações. O encaixe e a interdependência dos fenômenos e da própria realidade, que não pode ser vista apenas sob uma perspectiva, mas necessita de uma atitude de abertura em relação às diferentes interpretações e posicionamentos. Não existe uma verdade absoluta.

2. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: Competência, de acordo com PERRENOUD, é entediada como a capacidade de mobilizar recursos para resolver problemas. No caso dos professores, compreende a apropriação dos saberes necesários à profissão de ensinar. No caso dos discentes, refere-se ao domínio de diversas habilidades que compõem competências para saírem-se bem em diferentes situações.

3. COMUNIDADE APRENDENTE: O professor sozinho não faz a escola e não depende somente dele o desenvolvimento da aprendizagem. É necessário um pensar colaborativo, que viabilize as mudanças de paradigmas necessárias a um agir pedagógico atualizado e coerente. A escola toda precisa transformar-se em Comunidade de Aprendizagem, sem desconsiderar a necessária aproximação com outros atores sociais incluindo família, poder público, instituições com fins culturais e educativos. Essa perspectiva preconiza o trabalho em Rede, sem o qual é impossivel pensar a educação no mundo atual.